Oii meninas!! Tudo bem??
Pra quem  não sabe, estou cursando psicologia! Geralmente recebo perguntas sobre o curso, e devido a isso dei uma pequena entrevista para o blog Princesas Adoradoras \o/
Este post foi feito pra você que ainda não decidiu que carreira seguir, está querendo estudar psicologia, ou simplesmente tem curiosidade sobre o curso *-*
Espero que gostem!!


- Pelo que tenho visto, posso pegar o exemplo dos meus colegas de sala de aula, que a maioria hoje opta pelo curso de psicologia, mas poucos realmente sabem o que é a profissão e o porquê de escolhê-la. A sua escolha por psicologia foi motivada pelo que?
Escolhi a psicologia aos 12 anos! Minha tia teve câncer e vi o quanto ela melhorava simplesmente por ter alguém a ouvindo, e dando suporte emocional, isso me levou a cogitar a psicologia pela 1º vez! Algo que levei em consideração também foi minha vida ministerial, entendi que a psicologia pode me ajudar a lidar melhor com as pessoas!
Entre a decisão e a matrícula houve um longo caminho, onde tive dúvidas, medo, mudei de opinião, mas venci tudo isso em oração! Me matriculei em psicologia com a certeza de que além de ser meu sonho, é o sonho de Deus pra mim, o apoio dos meus pais também me ajudou muito!!

- Quais eram suas perspectivas pelo curso antes de cursá-lo e como são agora?
Acho que muitas pessoas começam o curso esperando aprender logo de início sobre as doenças mais diferentes, e sobre fenômenos que despertam a nossa curiosidade. Eu não fui diferente haha
Imaginava que seria tudo muito rápido, mas fui percebendo que primeiramente é preciso ter uma base teórica, avançando aos poucos...
Hoje entendo que o processo de formação de um psicólogo leva tempo, espero me dedicar mais para aproveitar ao máximo cada etapa do curso!

- Infelizmente, uma das doenças que mais tem ganhado espaço em nossa sociedade é a conhecida Depressão, sendo chamada até de mal do século. Através do seu crescimento, vemos uma busca maior por profissionais de psicologia, você como uma futura psicóloga tem visto o mercado de trabalho crescer?
A maioria das pessoas que começam o curso de psicologia sonha com a área clínica, porém esta área está saturada, existem muitos profissionais para pouca demanda de trabalho. Porém existem novas áreas de atuação a serem exploradas, muitos ainda não as conhecem, mas trata-se de um mercado promissor que está crescendo cada vez mais!!

- A maioria das pessoas tem medo do que vai encontrar na faculdade, distante da tranquilidade da escola, dos prazos maiores dos trabalhos, da diversão... O que você tem a dizer sobre essa experiência, Stephany?
A diferença entre a escola e a universidade é o aluno quem faz. Dependendo da sua dedicação, você pode encarar o curso sem seriedade, sem compromisso, etc. Ou você pode se dedicar ao máximo, aproveitando tudo o que o curso te oferece, não limitando seu aprendizado à sala de aula, pesquisando e ampliando seu conhecimento! Vale lembrar que aquilo que você plantar durante sua formação, você colherá futuramente no mercado de trabalho!

- E quanto ao curso, é preciso gostar do que para se identificar com essa carreira?
Gostar de pessoas é um requisito primordial, afinal, é com elas que vamos lidar! Algo importante é gostar de aprender novas coisas, ter senso crítico, ter coragem, gostar de ler, gostar de conversar, etc...

- Qual o seu recado para os futuros estudantes de psicologia?  
Não desistam de cursar psicologia simplesmente porque alguém preconceituoso disse que você vai ser pobre, vai ser médico de loucos, ou vai ficar louco enquanto estuda. Se você sonha em ser psicólogo e sente paz em seu coração, vá atrás do seu sonho! Não dê importância para a opinião das pessoas, esta decisão deve ser apenas sua e de Deus!
Não procure começar o curso com a intenção de se conhecer, de resolver emocionalmente, de tratar um familiar que sofre com doenças psicológicas, isso definitivamente não vai acontecer e você só vai se frustrar futuramente!
Dedique-se ao máximo, não perca seus valores e não deixe de ser quem você é! Muitas pessoas se desviam quando cursam psicologia, mas isso é questão de saber separar o profissional do pessoal. Saiba filtrar as informações, leve para sua vida apenas aquilo que condiz com o que você acredita, respeite a si mesmo!
Que Deus abençoe e guie cada um de vocês nesta escolha tão importante!
Beijinhooos!! Stephany Pantano 

Essa foi a entrevista *-* Eu ameei!! É muito bom ter a oportunidade de compartilhar com vocês um pouco do que vivo!! 
Beijinhooos s2

10 Comentários

  1. Oi, linda... Amei esse post. Foi simplesmente esclarecedor! Psicologia é um dos cursos que eu quero fazer (não por agora), mas é sempre bom acumular conhecimento a respeito do que pretendemos cursar. Que Deus abençoe muito sua vida estudantil, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Letícia!! Que bom que você gostou!! Améém s2
      Beijinhooos *-*

      Excluir
  2. own ' Foi uma honra tornar essa ideia realidade ao seu lado Stephany. *-*
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi uma honra pra mim também Thaís *-* Deus te abençoe grandemente s2

      Excluir
  3. Nossa que legal, gostei de saber mais sobre você e sobre a psicologia! Que Deus te abençoe nesta profissão! Sempre que você poder da uma passadinha lá no meu blog, que eu passo aqui! Beijos ^_^ Blog: Desvendando segredos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe tbm!! *-* Beijinhooos!!

      Excluir
  4. Olá! Simplesmente me identifiquei demais com o post. Psicologia é o único curso pelo qual já me interessei e o único que eu sonho em fazer. Minha única dúvida e medo é porque todos os meus amigos e parentes que também são cristãos me disseram que este é um curso que mexe com a nossa cabeça. Tipo, no sentido de que talvez eu acabasse me desviando da fé pelas coisas que aprenderei.
    Minha pastora é psicóloga, uma excelente e sábia psicologia, mas ela já era pastora quando começou o curso. Não sou muito velha na igreja, tenho apenas dois anos de evangelho e não sei se tenho a estrutura necessária para cursar psicologia.
    As coisas que você aprende no curso não te deixam confusa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii linda!! Você fez uma ótima pergunta!! *--*
      Muita coisa que ouço na faculdade não condiz com o que vivo, não condiz com o que a bíblia diz, porém nunca fiquei confusa... Entrei no curso sabendo que haveriam coisas que eu teria que filtrar, e tenho feito isso!! Entendo tudo o que me ensinam como ciência e uso para minha vida aquilo que está de acordo com a bíblia!!
      Você vai precisar ter em mente que nada é mais verdadeiro do que a palavra de Deus, portanto aquilo que estiver diferente é errado!!
      Se você encarar este curso com fé e sempre com o espírito fortalecido vai dar tudo certo!! Peça para que Deus guarde sua mente!! E quando as dúvidas e incertezas vierem você poderá contar com sua pastora \o/
      Espero que tenha ajudado s2 Beijinhoooos e que Deus te abençoe!!

      Excluir
    2. Ninguém tinha me instruído de maneira tão certa até hoje. Muito obrigada, mesmo. Não vou desistir deste sonho e seguirei seu conselho... Só iniciarei o curso no ano que vem, em 2015, mas desde já estarei ciente e vou orar muito. Obrigada pela dica, Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Awnn Deus abençoe você e sua carreira!! Que você possa viver os sonhos dEle em todas as áreas da sua vida!! *--*
      Beijinhos e conta comigo s2

      Excluir